sexta-feira, 22 de março de 2013

professor da PUCPR. Dr. Bortollo Valle fala sobre Platão

 
 
No vídeo acima, o professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Dr. Bortollo Vale, nos lega a importância do pensamento de Platão para a Filosofia e para a vida política não necessariamente do período da Grécia Antiga, mas também dos dias atuais. Quando levamos em consideração o papel da política em Platão podemos perceber claramente que a sociedade ainda está inserida numa ideologia.
Enquanto a política antiga não se deve, porém, esquecer de que a luta por uma sociedade mais justa não é novidade, desde a antiguidade, a liberdade, a educação e o comportamento além da luta pela igualdade dos direitos de sobrevivência tem se tornado tão comum que falar de política hoje parece falar de algo relutante, e difícil, pois cada um tem direito de expor seu ponto de vista, mas, parece que ficamos perdidos diante de tantas formas de pensamento que de alguma forma tira a autonomia que temos sobre nós mesmo, ou corrompe-a. Para Platão a situação na qual a sociedade está inserida é de responsabilidade política de cada cidadão. O cidadão incapaz de agir corretamente está "preso no centro da caverna". Por isso ele precisa de alguém que ajude-o a sair da ausência de conhecimento verdadeiro, está na caverna é está na extrema escuridão inconscientemente,  e apenas aquele que tem autonomia cognitiva (o filósofo) é capaz de descer à caverna que é um mundo das sombras e mostrar (ensinar) ao indivíduo "cego" que a realidade em que ele está inserido é apenas fictícia, pura doxa.
Jamais se deve confundir, ou ao menos comparar o conceito de Democracia Antiga com o atual. As vezes o sistema político do nosso estado não considera que a virtude maior do cidadão é o conhecimento, mas antes de tudo o poder capitalista.
O professor alega ainda que "falar de Platão é falar de um dos maiores nomes do pensamento ocidental, a filosofia do Ocidente não passa de nota ao pé da página à filosofia de Platão. Nesse sentido, o que há de tão marcante no pensamento desse filósofo grego que tem marcado toda a racionalidade ocidental"?
Ora, todo o tema de Platão aborda realidades em que a sociedade vivenciava. Desde concepção de mundo, até as mais específicas, dentre elas, questão do conhecimento, questão da alma, política, ética, educação, amor, liberdade, amizade, justiça, etc. Sua filosofia é visada como uma forma de autonomia e ao mesmo tempo calorosa no sentido de que causou uma grande evolução em todos os temas as dimensões políticas propriamente ditas.